Nestes períodos tristes e estranhos, onde impera a violência, a discriminação, desemprego, baixos salários, opressão, desigualdades, poucas oportunidades, não temos muito a comemorar, senão agradecer a Deus por termos saúde para enfrentar a batalha do dia a dia, e esperançar com um novo tempo.
As reformas trabalhista e previdenciária acabaram com os poucos direitos que os trabalhadores tinham, infelizmente isso será notado somente quando o trabalhador necessitar e buscar aquilo que já perdeu.
Os governos implantaram a terceirização, reformas trabalhista e previdenciária com o discurso de geração de emprego e de uma economia mais estável. Onde estão os empregos? E o preço do combustível, gás, alimentação, água, luz e saúde.
Portanto, neste dia em que o Sindicato dos Gráficos de Porto Alegre completa 94 anos de vida e de muitas lutas, temos que esperançar por uma sociedade igualitária e fraterna, com menos ódio e mais amor, menos fake news e mais verdades.
Nós brasileiros de hoje deveríamos nos espelhar naqueles que nos antecederam, e buscar as ruas sem violência, para demonstrar que o poder emana do povo e não da classe privilegiada que ocupa os três poderes: executivo, legislativo e judiciário, que ganham salários astronômicos, com todo o tipo de mordomias que o povo não tem. E quem paga as viagens, apartamentos, automóveis, plano de saúde, e refeições, com lagostas e vinhos caros desses privilegiados? É o povo. Que vergonha. E nós, que pagamos essa conta estamos paralisados, e aceitando pacificamente todos esses descalabros.
Temos que celebrar a nossa resistência, o Sindicato dos Gráficos resiste bravamente, a todos os desmandos e atropelos advindos do governo passado, inclusive com o apoio do Ministério Público do Trabalho, e parte do Poder Judiciário, mas jamais desistimos de lutar.
No dia de nosso aniversário, mais uma vez levantamos nossa bandeira da resistência e do esperançar, propondo lutar pelos nossos direitos, pelos nossos filhos e familiares, e convidamos você trabalhador a fazer a sua parte, diga não a todas as precarizações de trabalho, diga não a discriminação, a todas elas, não aceite a opressão no campo de trabalho, e em qualquer local. Faça valer a sua força, individual e coletiva, pois coletivamente somos muito fortes, e responsáveis por movimentar a economia, sejamos conscientes do nosso PODER.
Em 12 de maio de 2023 o Sindicato dos Gráficos comemora 94 anos de lutas e de esperançar, quase um século, não é pouca coisa, muitas pessoas deram seu suor, sangue e vida para estarmos hoje aqui. Vamos referenciar e homenagear aqueles que participaram intensamente imprimindo essa história desta histórica categoria, e mais do que isso, vamos ser sujeitos atuantes e participativos nesse processo de melhorar esta sociedade, em consciência, em solidariedade, educação e humanização.
Fortaleça sua categoria, sindicalize-se. Faça seu Sindicato forte. Este Sindicato é atuante e faz a defesa de seus direitos. Parabéns por mais um aniversário.
A Direção



